• Manu Peres

A influência da tecnologia na alfabetização e letramento.



Atualmente temos uma geração inteira nascida após o surgimento da Era Digital. Alguns anos adiante e não haverá mais aquele que nasceu antes da Internet e todos os recursos de tecnologia ligados a grande rede de computadores.

A tecnologia e educação é alvo de pesquisas e debate nos mais distintos setores da sociedade principalmente nos meios acadêmicos. A escola em seu modelo clássico e tradicional se vê em crise quanto às novas possibilidades e desafios que os recursos tecnológicos oferecem, hoje ensinar e aprender é um desafio tanto para professores quanto para alunos, há informações demais, fontes diversas e visões diferentes do mundo.

A sociedade evoluiu e ficou mais complexa e a educação precisa acompanhar, repensar o ensino e a utilização da tecnologia no processo educativo é um desafio e uma oportunidade para mudanças positivas. Este recurso pode ser uma grande aliada para facilitar o aprendizado, mas para isso existe um caminho a percorrer.

Antes de mais nada os professores precisam de treinamento compatível para que saibam usar as ferramentas tecnológicas. O Brasil começa a passos lentos recriar a escola e o professor da Era Digital, a recente aprovação da Base Nacional Curricular Comum para Educação Infantil e Ensino Fundamental promete o início de uma nova era na educação brasileira e se alinha aos melhores e mais qualificados sistemas educacionais do mundo. Ela aborda temas de tecnologia e computação em quase todas as suas competências de forma transversal.

O presente trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica nas áreas de aprendizagem da linguagem, tecnologia e pedagogia, (CASTELLS,1999; FERREIRO,1996; SOARES,2003; VYGOTSKY,1998; entre outros autores), conceituando alfabetização e letramento e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo.






© 2019 Manu Peres

Telefone

Whatssap: (12)99782-3901

                    (12)98195-8171